top of page

Caso pretenda replicar este projeto, por favor contacte-nos - filipa.pa@ucp.pt 

header2.jpg

O presente documento tem como objetivo apresentar, de uma forma simplificada, os dados referentes à implementação dos ODS e sustentabilidade nas PMEs (Pequenas e Médias Empresas) portuguesas. Os dados apresentados são uma compilação dos resultados presentes no Relatório do Ano 1 do Observatório dos ODS nas empresas portuguesas.

Da informação recolhida ao longo do ano de 2022, conseguimos concluir que:

  • Apesar da importância atribuída ao alinhamento estratégico com sustentabilidade, a implementação dos ODS e sustentabilidade nas PMEs portuguesas é ainda incipiente.

  • O nível de conhecimento dos ODS e as estratégias e práticas organizacionais desenvolvidas pelas PMEs demonstram que há ainda bastantes oportunidades de melhoria neste tópico.

  • Numa altura em que o tema da sustentabilidade se torna cada vez mais premente, e a incorporação de critérios ambientais e sociais na gestão do core business é fundamental para manter a licença de operação, este documento pretende ser o início de uma tomada de consciência da necessidade de uma ambição e prática mais efetivas nas nossas pequenas e médias empresas.

Os ODS mais trabalhados pelas PMEs, a comunicação efetuada e as barreiras enfatizadas como mais relevantes, como a “falta de conhecimento sobre como operacionalizar”, abrem um caminho de claro para o futuro: mais implementação e mais prática! As PMEs portuguesas, seguidas das Grandes Empresas, serão a segunda linha de embate das novas exigências de sustentabilidade. Sabemos que não estão preparadas, mas é missão do Observatório dos ODS mapear a realidade, para, em conjunto, podermos agir nas soluções.

Auspiciamos um futuro de muita prosperidade para as nossas Pequenas e Médias Empresas. É nossa missão guiar este caminho, ajudando na teoria e na prática.

Faça aqui download do documento completo

bottom of page